Pular para o conteúdo

IPA Brasil e os 112 anos da II Conferência da Paz (Haia-Holanda-1907)

IPA Brasil

A | A

 

 

       A International Police Association Brasil Section – IPA Brasil desenvolveu na data de 09 de agosto de 2019, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal, a solenidade comemorativa aos 112 anos da II Conferência da Paz (Haia-Holanda-1907) e ao Dia do Advogado do Brasil.

 

 

       O evento foi promovido em uma parceria da Entidade com a OAB/DF e a Academia Latino Americana de Ciências Humanas – ALACH, a qual com seus acadêmicos procedeu as ações de cerimonial de outorgas a personalidades que se destacaram na promoção da paz e da ordem jurídica com a comenda denominada: “Colar Rui Barbosa” com diplomação e um malhete comemorativo com mesma denominação.

 

 

       Em uma plenária compostas por advogados, acadêmicos, membros do judiciário nacional e executivo, o evento transcorreu com tamanha magnitude que acarretou inúmeros elogios por parte dos participantes, além de uma atmosfera que transparecia o sentimento da paz.

 

 

       O Presidente da IPA Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, que integrou a mesa solene, quando do uso da palavra disse:  “...quando da nominação pelo cerimonial dos anfitriões deste presente evento encontrava-se a International Police Association, percebeu-se a face de indagação no sentido de porque a polícia se insere em um evento desta estirpe. Interessante questionamento senhoras e senhores, mas em resposta imediata peço que vislumbrem aquela bandeira azul com um emblema no centro do globo terrestre, pois bem, este emblema é o emblema oficial da IPA no mundo e nele esta insculpido o seu princípio basilar no idioma Esperanto, “servo Per Amikeco”, em tradução para o idioma Português: Serviço Através da Amizade. Atentem que onde há relações de amizades, dou certeza que há paz. Além disto, a missão de âmago das atribuições de um policial é a busca da harmonia social, e se há harmonia social há paz, e nós policiais, lhes asseguro, sempre festejamos quando conseguimos a paz diante de nossos contextos funcionais. Festejamos também o dia do advogado, pois se vislumbrarem o seu papel social perceberão que ele está ombreado na busca da harmonia social, e neste diapasão, na paz social. Disto, em nome da instituição e daqueles eu neste ato represento, que externar as minhas homenagens ao advogado do Brasil e aqueles que conosco buscam a paz, e neste se espelhamos da lembrança de Rui Barbosa, o águia de Haia. Muito Obrigado”.