Pular para o conteúdo

Seminário em Gimborn/Alemanha - Participação IPA Brasil

IPA Brasil

A | A

Membro da Seção Brasileira da IPA Brasil representou o continente americano em Gimborn/Alemanha.

           A International Police Association Brasil Section – IPA Brasil participou do seminário: Drones, modos de uso, possibilidades técnicas e aspectos jurídicos de um novo instrumento de trabalho para a polícia”, entre os dias 24 e 28 de setembro de 2018, no Centro Internacional de Conferências IBZ Schloss Gimborn, na Alemanha. Higor Vinicius Nogueira Jorge, policial no estado de São Paulo/SP, membro indicado da IPA Brasil para o seminário em Gimborn , foi contemplado com a Bolsa Arthur Troop (ATS) da Associação Internacional de Polícia (IPA) e representou os policiais do continente sul-americano.

           O seminário contou com a participação de profissionais, considerados referências na utilização de drones pelas policiais do mundo, a exemplo de Wilfried “Charly” Kunze, comissário criminal chefe de Nuremberg, Mike Hess, capitão da sessão de segurança da polícia da Suiça (Basilea, Suiça), Jürgen Künstner, inspetor chefe de polícia da oficinal estatal de serviços policiais em Renania do Norte-Westfalia (Duisburgo, Alemanha), Andreas Bruns, chefe de polícia da polícia antidistúrbios e polícia aérea (Egelsbach, Alemanha) e Fernando Fernandez, agente da polícia local de Madrid, Espanha, presidente da Associação Espanhola de Pilotos e Operadores de RPAS para a segurança e emergência (AEPORSE).

           Durante o evento foi realizada visita técnica na Agência Européia de Segurança Aérea (EASA), na cidade de Colônia e, no local, Rebekka Freienstein apresentou palestra sobre as normas relacionadas com a utilização de drones e a atuação da EASA para a preservação da segurança aérea na União Européia. Necessário destacar, que as aulas permitiram observar casos práticos, em que foi fundamental a utilização de drones na investigação e prevenção de crimes, bem como, no módulo prático, foram observadas inúmeras possibilidades de utilização de drones pelos policiais.

           Durante o seminário o associado Higor Jorge teve a oportunidade de apresentar aulas sobre a investigação criminal tecnológica e utilização de fontes abertas na elucidação de delitos, de modo que ofereceu informações teóricas e casos práticos cujos conhecimentos sobre as ferramentas foram utilizados com eficácia pela polícia brasileira no enfrentamento ao crime, bem como houve troca de informações que estão sendo difundidas perante a Academia de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo e SENASP. Na oportunidade o associado realizou o lançamento da coleção: "Investigação Criminal Tecnológica", publicada pela Editora Brasport, que conta com o apoio da Seção Brasil da Internacional Police Association Seção Brasil - IPA - BRASIL.

           Mais informações sobre os volumes I e II da coleção: "Investigação Criminal Tecnológica" podem ser obtidas clicando aqui.

           A presença de Higor Jorge em Gimborn é demonstração da representatividade nacional e internacional da nova IPA no Brasil, a qual já foi notificada de que se encontra abertas vagas para a IPA Brasil para Gimborn 2019 (Bolsa Arthur Troop).

Servo Per Amikeco – Serviço Através da Amizade.