Pular para o conteúdo

Palavra do Presidente

 

Com a palavra, o Presidente.

 

O ano de 2017.

             Hoje, 01 de dezembro de 2017, a IPA Brasil adentra para o findar as suas atividades de gestão administrativa, e abre as portas para o recesso de Natal e Fim de Ano. Como é a praxe na mídia em geral fazer uma retrospectiva do ano transcurso, decidimos não fugir desta manifestação do padrão costumeiro, e vamos fazer, embora de forma “en passant”, uma breve rememoração no que no ano de 2017 ocorreu com a nossa IPA Brasil, e me antecipo em dizer que este de 2017, o ano em que a IPA no Brasil comemorou os seus 55 anos de existência, foi de fato o ano de maior referência e de marco histórico da Entidade, desde a sua criação quando  em 1º de abril de 1962, John Strongow a instituiu.

            Algo que sempre me trouxe a indagação, foi a razão de John Strongow optar por esta data, 1º de abril. Creio eu, que o fundador da IPA no Brasil John Strongow, optou por esta data para rebater um adágio popular brasileiro que o 1º de abril é o dia da mentira, infelizmente Strongow não conseguiu este feito, e a IPA no Brasil, pelo que se vê em sua trajetória histórica, até 29 de maio de 2017 podemos considerar que esta vinha se mantendo diante de “mentiras”, alicerçada neste preceito. Uma mentira nacional e pior, uma mentira internacional, a exemplo, que até 2011 a IPA no Brasil vinha manifesta juridicamente para o âmbito nacional e para o exterior encimada em um CNPJ que pertencia a Regional de São Paulo. Esta não possuía CNPJ próprio, a exemplo da anterior gestão que embora com CNPJ próprio, não possuía Conta Corrente Bancária oficial (???). Deixarei de discorrer aqui a anterior triste história de intervenção e outros fatos nada abonadores para a nossa associação e para nós policiais brasileiro. Inclusive, me omitirei de relembrar que tivemos  uma eleição  em 2015 que teve o seu processo eleitoral concluso, e uma Ação Judicial malfada e mal intencionada veio a colocar a administração eleita em um limpo de aproximadamente 520 dias. Felizmente o Judiciário Brasileiro pôs uma basta nesta incongruência e os associados também diante de três assembleias gerais extraordinários que vieram a “enterrar” as pretensões de um devaneio. Fica a certeza, que após esta última AGE-IPA (24/12/17), a IPA no Brasil deixou de ser uma “mentira”, pois foi necessário que presente na AGE estivesse um observador internacional da Executiva Internacional (IEB) da IPA, para que pudesse ver com os próprios olhos que agora a nova IPA no Brasil é uma verdade e que vem a ser uma entidade de referência concreta, cimentada na seara jurídica, administrativa e fiscal e encimada em um objetivo de mostrar para as demais IPAs Nacionais no mundo que “quebramos” esta sina de 1º de abril, pois enfim teremos uma nova IPA no Brasil, a exemplo do pássaro Phoenix da mitologia grega, que sai das cinzas para o esplendor.

         Em razão das eleições para a IPA Nacional de 2015 conclusa em foro  judicial, administrativo e fiscal, a AGE de 29 de maio de 2017 promoveu uma reengenharia total na Entidade em um objetivo tácito de torná-la uma nova IPA no Brasil, e isto vem sendo executado desde 1º de junho de 2017, e que já se faz visível no contexto nacional e internacional. Nosso novo Emblema oficial (a estrela de prata) tece elogios inclusive do IAC-IPA. O Estatuto aprovado tece elogios pela sua capacidade de fornecer aos associados e a própria associação todos os parâmetros para sua condução e crescimento, é uma verdadeira Lei Orgânica da Associação. A busca da “verdade” dos associados da Entidade diante do recadastramento nacional veio a se tornar uma ferramenta de vitrine para a IPA Brasil, pois finalmente se descortina quem de fato é associado da Entidade, e assim, conseguiremos deixar os colegas associados falecidos descansar em paz, sem necessitar votar. A identificação única em âmbito nacional para o associado, que traz o seu Member Card internacional e inúmeros elogios nacionais e internacionais pela sua beleza. A instituição de novas regionais que se manifesta de forma  assustadora, vem mostrar que o colega policial finalmente vislumbra a IPA no Brasil e que esta passa a ser um referência classista policial nacional. A transferência da Sede Nacional para Brasília/DF veio atender um preceito legislativo que culminou pelo reconhecimento governamental que nos brinda com a cessão de imóvel público histórico para que neste possamos agasalhar uma belíssima e representativa Sede da IPA Brasil. O novo Portal da Entidade (www.ipa-brasil.org) é algo neste contexto que podemos assegurar que faz frente a qualquer um no mundo, como também a nossa revista nos idiomas português e inglês,  o Magazine IPA Brasil. A nova gestão nestes 180 dias de trabalho, além de deixar a administração da Entidade em “pratos findos”, não esqueceu do associado, vindo cimentar o ENCONFRATER (Encontro de Confraternização)  onde toda a família IPA Brasil poderá desfrutar de um belíssimo passeio turístico alicerçando o sentimento da amizade, e também mantendo eventos para a sua referência, a exemplo do FONAC e a comemoração do aniversário da IPA Brasil em abril de 2018, sem falar da participação massiva que haverá nos 1º IPA GAMES  em Lisboa/Portugal.

         Gostaria de me alongar e citar uma a um os trabalhos, eventos, homenagens e outras ações que neste diminuto espaço de gestão conseguimos alcançar, mas é preferível que o nosso Portal e Comunicados Gerais o façam, pois neste vem detalhes mais precisos.

               Ensejando, sem o desejo de ser tomado por um “vidente” com suas previsões, mas vejo que as “marés” para a nossa IPA Brasil para este próximo ano seguem o rumo de sucessos de atos de gestão, e para a IPA no Brasil, o vindouro 2018 não mais serão levadas ao conceito de desgostos, descrenças e agonias, e sim, de renovação e concretude, pois visualizo que as “pedras” que são o percalço de nossos objetivos comuns estão e serão sendo removidas, e o mais interessante, que as ações para tal são providas por muitos, tanto em sentimento como em atos, pois já não é mais permitido que perdure situações passadas e  veio a perdurar até este novembro. Disto, me atrevo a dizer que para a IPA no Brasil, o ano de 2018 será o seu ano do voo da Phoenix IPA Brasil, enfim.

            Boas festas neste final de ano e que os Vossos sonhos, objetivos sejam alcançados, como o serão os da nossa associação. Vida Longa para a IPA Brasil.   

 

              Servo Per Amikeco.

 

                                                                      Joel Zarpellon Mazo

                                                                   Presidente da IPA Brasil