Pular para o conteúdo

Palavra do Presidente

Com a Palavra, o Presidente.

 

           A Palavra do Presidente da IPA Brasil, neste mês de agosto de 2020, será o seu pronunciamento oficial transmitido pela TV IPA Brasil.

 

Pronunciamento Oficial do Presidente da IPA Brasil

 

Caros membros da IPA Brasil

            Em primeiro, deixo o meu desejo que estejam bem de saúde, espírito e esperanças, neste estranho período de pandemia, e transmito o meu abraço apertado, o qual gostaria em muito dá-lo de forma física.

            Neste pronunciamento oficial estou sem o uso de máscara facial protetiva, em razão que me encontro em um ambiente “trabalhado” para isto, atendendo todas as medidas legalmente exigidas para uma ação deste tipo. Aproveito o momento para transmitir o meu profundo agradecimento ao parceiro Valdir Borges, presidente da TV Web, e também, diretor da nossa TV IPA BRASIL, o qual foi o responsável pela gravação do pronunciamento, utilizando um moderníssimo sistema de TV à distância (VMIX PRO), utilizado por grandes empresas de televisão, para transmissão, via TV IPA Brasil, em nosso Portal institucional e outras áreas de mídia.

            Como creio que já é do conhecimento da maioria dos associados, esta gestão iniciou de fato, os seus trabalhos, somente em 2018, quando promoveu uma reengenharia total na IPA no Brasil em razão do estado caótico que está se encontrava. Decidimos tirar a entidade das cinzas para transformá-la, em analogia a mitologia grega, numa Phoenix, razão que denominamos os anos deste trabalho de anos Phoenix.

            A Reengenharia foi encimada em um Plano Estratégico de Gestão, muito bem estudado e produzido por profissionais do ramo, o  qual levou de fato a construção de uma nova IPA no Brasil.

            Os trabalhos não foram fáceis. Rememoramos. Após sermos eleitos em dezembro de 2015, durante o ano de 2016 fomos impedidos de promover qualquer tipo de gestão, em razão de uma ação judicial impetrada pelo grupo gestor anterior derrotado nas eleições. Com isso, a IPA no Brasil ficou acéfala de uma administração por período superior a 360 dias, vindo acarretar o fato de que pela primeira vez na história da IPA no Brasil, esta não teve uma representação no Congresso Mundial da IPA ocorrido na Nova Zelândia no ano de 2016. Inclusive, foi um crucial momento, em que, por muito pouco o Brasil não foi desligado da IPA.

            Somente no primeiro trimestre de 2017 sobreveio a sentença judicial que colocou um basta nesta situação e a gestão eleita foi reconhecida judicialmente. Porém, não acabou por ai esta questão de representatividade, uma vez que ao chegarmos com a delegação brasileira para participar do Congresso Mundial da IPA, na Bulgária,  fomos levados para uma reunião em separado e lá “massacrados”, mas não abaixamos a cabeça e revertemos a situação que foi criada por inúmeros e-mails remetidos pelo derrotado na eleição, falo de Jarim Lopes Roseira, para a Executiva Internacional, pichando de inverdades a real situação da IPA no Brasil.

            Aproveito para agradecer em público os membros da IPA Brasil, o policial Deleuze do Rio de Janeiro e Milani de São Paulo, que ombrearam conosco esta luta em que saímos deverás vitoriosos, pois seguramos o Brasil nas fileiras da IPA e descortinamos as inverdades descabidas manifestas contra a eleição e vencedores.

             Infelizmente, a real representatividade internacional da atual gestão só veio ocorrer com a histórica Assembleia Geral Extraordinária da IPA no Brasil, exigida pelo Conselho Internacional Executivo (IEC), ocorrida em novembro de 2017 no belíssimo Museu da República em Brasília/DF, com a presença do representante oficial da IPA.  

 

            Assim, somente no ano de 2018 iniciamos os trabalhos de gestão promovendo a reengenharia total da IPA Brasil.

            Começamos com a aprovação de um dos mais belos estatutos de entidade classista no Brasil, uma verdadeira Lei Orgânica, e após muito esforço conseguimos a atualização do Cadastro Nacional de Associados, no qual,  foi encontrado inúmeros associados fantasmas, mortos e membros que não atendiam os requisitos da IPA para estarem no quadro associativo.

            Não tivemos descanso, uma vez que as exigências do Plano Estratégico de Gestão eram e são muitas. Dentre essas, a busca de uma Sede Nacional; um Portal, em que veio a ser considerado um dos mais modernos e seguros do momento; envolvimento com projetos sociais de repercussão; processos de mídias que divulgassem nacional e internacionalmente a IPA do Brasil; efetivarmos histórica presença nos Congressos Mundial da IPA na Holanda (2018) e Croácia (2019) onde logramos receber a “Gold Medal” da IPA, e fechando o ano Phoenix III, com o Congresso Mundial da IPA na Espanha.

            Findamos o ano de 2019 com entrância ao Ano de 2020, conseguindo realizar todas as etapas do “Ano Phoenix II”, com ações que foram enunciadas pelos nossos comunicados Gerais e estampadas no Portal IPA Brasil, a exemplo de um dos cursos Táticos mais buscados da IPA, o DTG (Defensive Tactics Group). O Curso contou com a presença de seu Diretor, o Policial Britânico ROBERT STENHOUSE, e colegas instrutores policiais oriundos de vários países. O DTG foi ministrado na área do Comando Operacional Tático da Policia Federal com a participação de policiais de inúmeras instituições  do Brasil, que veio resultar em grande repercussão pelo sucesso alcançado.

            Desenvolvemos em parceria, o Evento Comemorativo ao Dia da Bandeira do Brasil, com a presença de inúmeras autoridades do País, e com o cerimonial executado pelos “Dragões da Independência”, algo inédito no contexto de cidadania por parte de área classista. Apoiamos os Jogos Acadêmicos de Policiais e Bombeiros do Brasil; integramos a  Frente Parlamentar Mista Internacional pela Paz Mundial e efetivamos uma parceria com a Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários, a representante no Brasil do Fórum Mundial da Paz. Participamos da Posse da Nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da IPA Regional do Distrito Federal – IPA BRASIL/DF e do News Letter (Boletim mensal) internacional do mês de fevereiro de 2020 que produziu publicações de ações da IPA Brasil.

            No mês de março de 2020 desenvolvemos o tradicional ENCONFRATER – IPA Brasil, que aconteceu em Cancun/México. O Evento foi uma excelente experiência aos participantes, que além da fantástica acolhida no belíssimo Gran Park Luxury Cancun Hotel, tiveram o privilégio de conhecer a cultura da civilização Maya, em incrível visita a pirâmide de Kukulkan no parque de Tzin tzé, e a cidadela Maya no litoral do Caribe, Tulum. Foi Fantástico.

            No momento que estávamos preparando a comemoração dos 58 anos da IPA no Brasil em evento grandioso a ser realizado em 1º de abril, fomos atacados sorrateiramente pela Pandemia do Coronavírus (COVID – 19), e os projetos em desencadeamentos findos, que eram muitos, se estancaram diante das normas de contenção a pandemia. Neste diapasão, encontrou-se também, a IPA no Mundo.

            No período pandêmico, através de “artifícios” de gestão, fomos conduzindo a IPA Brasil, não paramos. Nosso papel diante da contenção do vírus, foi desenvolvido com o que tínhamos ao nosso alcance, a exemplo de distribuição de milhares de máscaras facial protetiva, para os membros da IPA Brasil e policiais do País, inclusive enfrentando a burocracia legal, o que nos levou a refazer máscaras pelo fato das nossas conter o nosso emblema oficial nacional. Efetivamos a distribuição de panfletos informativos, cilindros e carga de oxigênio para hospitais/clinicas policiais, e outras ações desenvolvidas diante do projeto da Entidade denominado: Grito de Socorro.

            Apresentamos uma Moção para a Executiva Internacional (IEB) no sentido que a IPA Internacional promova gestões de edificar um Monumento em homenagem aos Policiais e Bombeiros tombados pela Pandemia Coronavírus, onde acostando o projeto completo.

 

            Após enviarmos a moção para a IPA Internacional, relativo ao projeto internacional de homenagem aos Policiais e Bombeiros tombados pela Pandemia Coronavírus, promovemos um projeto brasileiro assemelhado, porém específico, com homenagem à todos os entes que enfrentaram a Pandemia (policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, etc...), o qual já se encontra em fase de execução com grande aceite social e institucional. Os membros da IPA terão a oportunidade de vê-lo, quando da inauguração.

            Tão logo tivemos as brechas para trabalho proporcionadas pelas normas de abertura da quarentena, colocamos em prática, à todo vapor, todos os projetos estancados, a exemplo da melhora profissionalizada no Cadastro Nacional de Associado, com a criação do “login” do associado em que permitirá este acessar o seu cadastro pessoal e mantê-lo com os dados atualizados, e com isso evitando os contumazes atrasos de emissão de “Member Card” e outros. Aperfeiçoamos o nosso portal: www.ipa-brasil.org, com maior capacidade operativa e segurança de tentativas de “hackeamento”, e estamos na fase de complementação das informações faltantes.

 

            Adentramos o item do Plano de Gestão Estratégica inerente a expansão de segmentos da IPA Brasil no País, logrando até o momento satisfatório êxito, ao cimentar o Bureau do Rio de Janeiro, a Regional do Estado do Goiás, e rumando para a concretude da Regional da IPA no Estado de São Paulo, e já com indícios de instaurações de Regionais e Bureau em outros estados brasileiros.            Conseguimos ainda, nestes últimos dias do mês de julho, concretizar o Produto denominado: IPA Guns Brasil, com uma belíssima estrutura para atendimento e uma futura importante parceria com a Caixa Beneficente da Policia Militar do Distrito Federal (CABE).

             Caros Membros, efetivamos outras ações de importância para a IPA no Brasil, além das elencadas neste pronunciamento. Porém, preferimos não mais delongar, e deixar para os nossos sistemas mídia fazer este papel.

            Ensejando, quero ressaltar que de fato a ano Phoenix III inicia  agora, e, tenho certeza que chegaremos ao final em 2021 com grandes surpresas para Vocês, além de informar em primeira mão, que neste momento encontra-se formatado o Projeto de nossa campanha de busca de novos membros, denominada: ASSOCIADO MIL, que em breve entrará no ar. Pretendemos, se assim Vocês desejarem, chegarmos ao Congresso Mundial da IPA em outubro de 2021, em Lorette Del Mar na Espanha, como sendo uma das Seções da IPA no mundo, dentre as melhores. Não é mais um sonho, já é uma realidade que se concretiza.

“Servo Per Amikeco” (Serviço através da Amizade).

 

                                                         Joel Zarpellon Mazo

                                                     Presidente da IPA Brasil